Bolsas de Estudo

 

A Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, é responsável desde o ano lectivo de 2004/2005, pela atribuição de 2 Bolsas de Estudo, segundo Protocolo e Regulamento efectuado com a Fundação Rotária Portuguesa - Instituto Particular de Solidariedade Social.

O que é? - É Uma Bolsa de estudo atribuída pela Fundação Rotária Portuguesa que tem o apoio monetário de um Clube Rotário, uma Pessoa Singular - Rotária ou não - ou Colectiva - Empresas Privadas ou Públicas, designadamente Câmaras Municipais.

Como funciona? A entidade que patrocina estabelece um protocolo com a Fundação Rotária Portuguesa, onde ficam estabelecidas as regras de funcionamento da bolsa de estudo, designadamente indicação de candidatos, montantes da bolsa, critérios de selecção.

Quanto custa? Qualquer verba igual ou superior ao valor das bolsas da FRP.

Quem indica os candidatos? O Rotary Club que subscreve o protocolo.

Quais os critérios de selecção? Serão utilizados os critérios da Fundação Rotária Portuguesa, baseados no mérito elevado e no baixo rendimento do agregado familiar, dentro dos parâmetros estabelecidos no protocolo.

Quais os benefícios do patrocinador? Para além da possibilidade de prestar um Serviço à Comunidade, terá todo o suporte administrativo de gestão do bolseiro - pagamento da bolsa e acompanhamento do aproveitamento escolar - e um documento abrangido pela Lei do Mecenato.

Quem subscreve o Protocolo? A fundação Rotária Portuguesa, o Rotary Club e o Patrocinador ( que também pode ser um Rotary Club).

Qual a responsabilidade do Patrocinador? O patrocinador é responsável pelo pagamento integral da Bolsa na assinatura do protocolo correspondente a um ano lectivo. É, no entanto, desejável que o protocolo seja renovável até que o bolseiro termine o seu curso.

 

Protocolo e Regulamento

Bolsa de Estudo "Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim/FRP"

Entre : 1 - Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim

           2 - Rotary Club da Póvoa de Varzim

           3 - Fundação Rotária Portuguesa

é celebrado o presente protocolo, com o objectivo de criar uma bolsa de estudo destinada a um jovem estudante carenciado de meios para prosseguir os seus estudos e terá o seguinte regulamento:

1 - A bolsa de estudo designar-se-á "JUNTA DE FREGUESIA DA PÓVOA DE VARZIM/FRP"

2 - Terá uma duração de uma no lectivo e será eventualmente renovada até à conclusão do curso desde que haja aproveitamento do bolseiro, se mantenham as condições de carência e se verifique bom comportamento moral e cívico.

3 - As entidades constituintes devem renovar anualmente até ao dia 30 de Junho a sua vontade de manter a bolsa com o mesmo ou outro bolseiro.

4 - O bolseiro será escolhido pela F.R.P., de entre os candidatos que lhe serão apresentados pelo Rotary Club da Póvoa de Varzim conforme os critérios normais vigentes na F.R.P.. No caso de não haver candidatos apresentados pelo Club, a F.R.P., poderá escolher o bolseiro que entender.

5 - Competirá também ao Rotary Club da Póvoa de Varzim, o acompanhamento do bolseiro, nomeadamente na certificação das condições de carência, aproveitamento escolar, bom comportamento, etc.

6 - Os meios financeiros, serão assegurados pela Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, de acordo, ano a ano, com a Fundação Rotária Portuguesa.

7 - A fundação Rotária Portuguesa fará a administração da bolsa exercendo a sua tutela de acordo com os estatutos.

8 - Os subscritores darão a esta acção a divulgação que esteja ao seu alcance.

9 - As três entidades pretendem tão somente auxiliar a juventude carenciada, certos que estão de que é através do ensino que os jovens se tornarão homens livres e úteis á sociedade em que vivemos.

Local e data

Assinaturas : Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, Rotary Club da Póvoa de Varzim e Fundação Rotária Portuguesa.

 

As duas bolsas patrocinadas pela Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, estão atribuídas a Gisela Cruz Caseira , que pretende fazer o Curso de Engenharia Biológica .

E a Susana Alexandra Alves Lino, que pretende fazer o Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas.

 

Ás duas jovens bolseiras, a Junta de Freguesia deseja que o patrocínio que lhes proporciona, seja um incentivo válido para alcançarem um futuro recheado de sucessos pessoais e profissionais.

Página Principal

Marisa