CULTURAL

 

 

 

Pelourinho da Póvoa - ( séc. XVI - Monumento Nacional ) - Em pleno coração da Póvoa de Varzim, na Praça do Almada, é formado por uma coluna em pedra, assente sobre degraus, encimado por um fuste e esfera armilar, emblema do Rei D.Manuel que renovou o foral à Póvoa . Foi construído em 1514 e a única peça do pelourinho primitivo é a esfera armilar, sendo o restante resultante da sua reconstrução em 1854.

 

 

 

Fortaleza de Nª Sr.ª da Conceição ( séc. XVIII - Imóvel de Interesse Público) - Foi construído nos reinados de D.Pedro e D.João V ( 1701 e 1740), e destinava-se à defesa dos ataques de pirataria. É composto de quatro baluartes ligados pelas muralhas, com traçado pentagonal.

 

 

 

 

Igreja Matriz ( séc. XVIII - Imóvel de Interesse Público) - É o templo mais antigo e significativo da cidade, marcando a consolidação e crescimento do povoado. Foi edificada entre 1743 e 1757, em estilo barroco, com riquíssimos altares em talha dourada.

 

 

 

Capela de Nª Srª das Dores (séc. XVIII - Imóvel de Interesse Público) - Em estilo barroco, em forma pentagonal, é do final do séc. XVIII, mas só em 1866 adquiriu o aspecto actual com a conclusão das 6 capelas envolventes, que ilustram as 6 dores de Nossa Senhora, ilustradas por esculturas em tamanho natural, estando a sétima dor representada no altar mor da Capela .

 

 

 

Paços do Concelho - Retratando a estrutura arquitectónica e decorativa da Feitoria Inglesa do Porto, a arcada fronteiriça, foi desenhada em 1790-91 pelo Eng. francês Reinaldo Oudinot. Foi inaugurada em 28 de dezembro de 1807, e entre 1908 e 1910, beneficiou de grandes obras de ampliação e decoração orientadas pelo etnólogo Rocha Peixoto e pelo pintor de origem belga Joseph Bialman na torre e azulejos interiores e exteriores.

 

 

Biblioteca Municipal -

 

 

 

 

 

 

                                                                                                 Museu de Etnografia e História

 

 

 

 

Património

 

 

Marisa